Com a empolgante e abrangente apresentação da EA PLAY ainda fresca na memória, nós fomos bater um papo com o chefe de produção de Anthem™, Michael Gamble, para falar sobre alguns dos elementos centrais inovadores do jogo e como isso está formando uma nova era de jogos da BioWare™.
Como a história de Anthem é contada
Na EA PLAY, ouvimos que Anthem representa o futuro dos jogos da BioWare. Como isso acontecerá na história? Que inovações narrativas podemos esperar em Anthem?
Nosso foco era contar uma história com a qualidade da BioWare, com personagens com a qualidade da BioWare, em um ambiente social. Isso é feito por meio do conceito de “Nosso mundo compartilhado – minha história pessoal”.
O que vamos ver são áreas centrais dentro do jogo repletas com os tipos de personagens que aprendeu a amar nos jogos do BioWare. As escolhas de diálogo farão parte da interação com esses personagens, e essas escolhas são pessoais, e baseadas no que os jogadores querem fazer.
O mundo de Anthem é uma experiência compartilhada e cooperativa, então ao passo que você consegue falar com personagens dentro desses espaços centrais, há muitas narrativas emergentes com seus amigos e companheiros que fazem parte do seu esquadrão de freelancers.
Os desafios de contar uma história para um jogador em um mundo compartilhado
A história é contada em um modo para um jogador, mas o jogo é construído em um mundo compartilhado. Que desafios criativos isso traz?
Então, os jogadores formam um grupo e partem na mesma missão juntos e vivem a mesma ação. Mas depois que isso acontece, o grupo volta e faz escolhas e passa por diálogos de continuidade separadamente com personagens naquele mundo. Essa é a história pessoal.
Você tem que se certificar que as escolhas e missões da história pessoal se misturem e pareçam ininterruptas. E, claro, salvar suas escolhas pessoais nesse contexto mais amplo traz alguns desafios tecnológicos.
Unir esses elementos é um dos maiores desafios, e algo em que estamos trabalhando duro. Para resolver isso, a equipe de jogo construiu esses tipos diferentes de momentos narrativos pessoais e compartilhados no DNA do jogo.
Os personagens de Anthem e Fort Tarsis
A BioWare sempre criou personagens incríveis para seus jogos. Algum personagem de Anthem se destacou como favorito?
Sim, quer dizer, tem muitos, mas daqueles que estamos revelando agora, eu gosto muito do Haluk.
Você e Haluk tem uma grande história pregressa, um pano de fundo bem complicado. Ele desempenha um papel muito importante na narrativa essencial do jogo. Como você pode perceber, ele é alegre e jovial, mas também é um cara profundo e interessante.
Um lugar que vimos bastante aqui é Forte Tarsis. Você pode descrever algumas das ideias por trás do design único dessa cidade-fortaleza?
Tarsis é um lugar onde a humanidade se sente segura no mundo de Anthem. É uma cidade grande, ampla, mas, mais importante, está cheia de vários tipos de personagens. Diferentes facções são representadas, como os arcanistas, os freelancers e os sentinelas – cada uma desempenhando uma função diferente em Tarsis. É quase um centro de convivência, um lugar onde podemos contar histórias bem legais.
Como o mundo suntuoso de Anthem foi criado
Um dos maiores desafios de um novo universo como esse é que ele é uma grande tela em branco que precisa ser preenchida. Como é o processo de criação de um mundo suntuoso como o de Anthem que vimos até aqui?
Na gênese de cada propriedade intelectual, você meio que define o sandbox e os fundamentos com que vai trabalhar. O mundo de Anthem não foi acabado pelos deuses – esse é o conceito essencial do ambiente. Os deuses que estavam criando esse mundo deixaram grandes máquinas dos Formadores, que estão espalhadas por toda parte. Ninguém sabe por que eles foram, mas eles sumiram. E eles deixaram suas ferramentas e uma energia caótica e incontrolável que existe dentro desse mundo.
Com esse contexto, você pode dizer que “Para sobreviver nesse mundo perigoso, nós temos os freelancers, e esses freelancers pilotam as lanças, e as lanças são uma tecnologia feita sob medida para você virar um super-herói nesse mundo.”
Todos esses elementos se apoiam e, no fim das contas, temos esse belo projeto que representa o que Anthem é.
O conceito por trás de Anthem
Anthem foi descrito como “fantasia científica”. Você pode falar mais sobre como esse dois conceitos interagem nesse mundo?
Na fantasia científica, você tem um senso de realismo e fisicalidade nas coisas que você vê. Por exemplo, as lanças são máquinas feitas sob medida que usam tecnologias encontradas nesse mundo. No entanto, não podemos explicar a tecnologia, não sabemos o que ela é, de onde vem, ou como controlá-la.
Além disso, temos feras e monstros vagando nesse mundo. Há um elemento fantástico aqui, mas a parte científica é baseada em elementos reais. Há muito mistério nesse mundo que sustentam as coisas que fazemos.
Personalizando os exoesqueletos
O que você pode falar sobre a personalização das lanças?
Temos dois elementos diferentes, a customização e a personalização. Em termos de personalização, temos os efeitos visuais, as peças de armadura que você pode trocar, os diferentes decalques e pinturas e as alterações de silhueta. Então, se você jogar como Patrulheiro, há versões diferentes desses elementos visuais. Depois, há a customização: aqui você pode desenvolver seus equipamentos e armas de modos diferentes em cada lança.
Seu personagem possui uma árvore de habilidades associadas, então todas essas coisas permitem que você crie algo seja específico para você e para o seu gosto. O Tempestade é definitivamente semelhante ao Adepto de Mass Effect™, mas também pode ser um Vanguarda, dependendo do tipo de equipamento que você usar. Na verdade, todas as lanças podem fazer isso – o Colosso pode ficar menos parrudo se isso for o que o jogador quiser. E lembre-se, para cada missão, você pode escolher uma lança diferente.
Finalmente, e isso é mais um teste de personalidade do que qualquer outra coisa, mas qual é sua lança favorita?
Agora, minha lança favorita é o Tempestade. O Tempestade é tipo um canhão de vidro, então você tem que ter muito cuidado com sua capacidade de sobreviver e com os danos que você sofre, mas ele pode mudar o curso da batalha com o estrago que ele pode causar. E eu também curto o visual dele!