1) Você e seus amigos presenciarão as mesmas coisas no mundo aberto de Anthem
O mundo de Anthem é uma experiência completamente compartilhada. Ao se juntar com outros freelancers e explorar o ambiente em grupo, você poderá ver tudo que eles fazem e vice-versa. “Dá para jogar com os amigos, explorar o mundo juntos. Tem uns eventos do mundo legais – tempestades, dia e noite – que são comuns a todos os participantes do jogo”, aponta Mike Gamble, líder de produção. “É isso que chamamos de ‘Nosso Mundo'”.
Você poderá se aventurar com uma missão específica em mente ou explorar tudo no seu próprio ritmo, descobrindo segredos e informações que lhe dão pistas sobre os vários mistérios desse mundo. Além disso, há ótimos equipamentos para você desbloquear por meio de missões e explorações.
2) Sua escolhas afetam sua história em Forte Tarsis
É dentro de Forte Tarsis que você define sua própria história. “Tarsis é onde você pode interagir com personagens. Você pode tomar decisões, assumir seu papel, e não precisa fazer isso quando estiver com seus amigos”, diz Gamble. Representantes de diferentes grupos de Anthem vão procurar você em busca de ajuda com missões e tarefas, e à medida que você vai conhecendo esses personagens, eles começam a interagir com você de uma maneira mais pessoal.
O modo como você trata os personagens e as decisões que você toma vão influenciar a maneira como você é recebido. Passe um tempo em Forte Tarsis para conhecer as pessoas que vivem ali e descobrir quem elas são de verdade. Juntas, sua história e a história compartilhada descrita acima definem a ideia central de Anthem: Nosso Mundo, Minha História.
3) Sua tripulação acompanhará você dentro e fora de Forte Tarsis
Sua tripulação é formada por três personagens importantes – Haluk, Faye e Owen, cada um com habilidades e papéis específicos:
Owen é um jovem cripto otimista e ambicioso que está aprendendo a função ao seu lado. “Os criptos são pessoas que – por causa do mundo dos Formadores – têm super-habilidades telepáticas”, explica Cathleen Rootsaert, chefe de criação. “Mas eles precisam frequentar escolas para aprimorá-las. Owen frequentou uma espécie de ‘faculdade pública'”. Ele é um personagem muito animado e fundamental para a equipe, embora possa criar alguns problemas ao querer mostrar do que é capaz.
Faye é uma cripto misteriosa e obcecada com trabalho que tem uma formação mais prestigiosa que Owen – a “Harvard” de Anthem, segundo Rootsaert. Faye é fascinada pelo Hino da Criação há muito tempo e está determinada a descobrir mais sobre ele. Infelizmente, suas relações pessoais acabaram sofrendo com isso, e ela precisa carregar alguns segredos.
Haluk é um freelancer rabugento, porém dedicado, que faz a manutenção de sua lança. “No começo do jogo, você está em uma equipe com o Haluk”, diz Rootsaert. “Ele é uma lenda no mundo dos freelancers. Ele é um mentor, mas não quer ser seu professor”. Haluk é dublado em inglês pelo ator Nick Tarabay, que falou bem sobre o personagem.
No mundo aberto, esses três personagens acompanharão você de perto em seu transbordo, uma base de operações móvel onde vocês podem se reunir. De volta a Forte Tarsis, você pode interagir e fortalecer seu relacionamento com eles, e talvez eles digam o que realmente pensam.
4) Você aceitará missões e contratos de agentes que representam algumas das facções de Anthem
Dentro de Forte Tarsis, você encontrará diversas facções, incluindo os sentinelas (a principal força de defesa do Reino de Antium, a capital de Anthem), os arcanistas (cientistas tentando desenterrar e entender os segredos do mundo) e os corvus (um grupo obscuro, tão misterioso quanto o trabalho que realizam). À medida que explora o Forte, você encontrará representantes de todos esses grupos, incluindo:
Brin, uma sentinela socialmente atrapalhada que monitora os escaras fora do forte.
Matthias, um arcanista dedicado e fascinado pela tecnologia dos Formadores que sofre de uma estranha doença.
Yarrow, um freelancer aposentado que teme o possível esquecimento das tradições e do valor do grupo.
Suas interações com esses agentes não precisam ser estritamente profissionais – durante o jogo, você terá chances de criar vínculos com cada um deles. “Suas relações com eles [se desenvolvem] durante as missões”, explica a designer de nível do jogo, Sabine Rosgren. “Ao voltarem para Forte Tarsis [depois de terem acompanhado você em uma missão], algo pode ter mudado”. Quanto mais tempo você passa em Forte Tarsis com os agentes, mais você aprende e tem chances de descobrir quem eles realmente são.
5) Há outras facções que querem destruir você
Seus aliados não são os únicos a se organizar em grupos: também existem facções fora de Forte Tarsis, e elas não estão para brincadeira. A primeira que você vai encontrar são os escaras, uma raça de criaturas entômicas que protagonizaram o mais recente vídeo de jogabilidade de Anthem. As motivações deles e as razões por estarem lutando contra os freelancers serão reveladas no decorrer do jogo.
Depois, temos o Dominion, uma facção guerreira no norte que representa uma ameaça constante para Forte Tarsis. São liderados pelo Regente, um líder impiedoso que planeja usar o Hino da Criação para cumprir seus desejos de destruição – e você está no caminho dele.